quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Por que a "Nuvem" não é confiável

Sempre desconfio de "tendências" que ganham adesão rápida e inevitável por grande parte do povo, que segue o que fazem os "descolados" que ditam a moda. A "Computação em Nuvem" é uma dessas tendências das quais eu desconfio.

Hoje em dia, se fala muito nessa tal de "Nuvem", que é a computação do futuro, na qual todos os arquivos necessários para o teu computador estarão disponíveis na chamada "Nuvem", que seria a Internet. Alguns sistemas operacionais que funcionam apenas com a "Nuvem", como o JoliCloud, já estão por aí em caráter experimental.

Mas por que eu não confio em entregar tudo para a "Nuvem"? Simples: Quem controla a "Nuvem"? São os mesmos que, porventura, trabalham para o "Sistema", e são donos dos servidores de internet onde os arquivos em "Nuvem" estão armazenados (Até porque, eles TÊM que estar armazenados em algum lugar).

Uma das coisas mais estúpidas que um "descolado" da informática poderia fazer, por exemplo, é deixar seus dados a cargo de um drive virtual na "Nuvem". Com certeza, seus dados seriam acessados, e se houver algo que desagrada o "Sistema", serão sumariamente apagados, e a culpa será dos "Hackers", como sempre. Sem falar que, o indivíduo que acessa a "Nuvem" simplesmente dá seu nome, endereço, estado civil, estado de saúde e demais informações que podem ser usadas para coagí-lo, escravizá-lo, acusá-lo ou mesmo matá-lo. Neste mundo de incertezas, não é muito confiável deixar seus dados acessíveis para qualquer um.

Se você possui dados importantes, faça o favor de mantê-los em um lugar que você possa controlá-los. Discos rígidos externos, por exemplo, ou um computador que não esteja conectado à internet, usando um pendrive como elemento de ligação entre essa "fonte de dados segura" e o teu computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário