sábado, 24 de setembro de 2011

As Bases do Movimento Laranja


Uma doutrina política moderna, atual, deve ser o mais abrangente possível. Deve levar Ordem e Progresso, que é o lema de nossa Bandeira, a todos os rincões do nosso amado país. Deve apontar todos os setores de nosso país para o futuro sem, no entanto, passar por cima de tradições milenares ou destruir a natureza que possui. Deve ser total, mas ouvir as minorias. Deve ter um idioma oficial, mas também dar valor aos idiomas colaterais minoritários. Deve incluir pessoas de todas as religioes, e mesmo as de religião nenhuma, em torno de um mesmo objetivo. Deve exaltar o que o Brasil tem de melhor, e corrigir o que precisa ser corrigido, maximizando as virtudes e minimizando os defeitos.

Uma doutrina política eficiente deve copiar o melhor das outras doutrinas, mesmo daquelas que o resto do mundo usualmente condena. Deve transformar o país, das camadas mais baixas às mais altas, em uma transformação sutil e inevitável. Mesmo as doutrinas mais antigas têm algo a ensinar, e um componente delas pode muito bem fazer parte da nova doutrina. Afinal, a história – Sempre – se repete.

Uma doutrina política poderosa deve fazer o país ser respeitado por todo o mundo. Deve transformar seu país em uma potência, atraindo pessoas esperançosas de todas as partes do mundo, desejosas de mudar de vida. Deve saber lidar com a vinda dessas pessoas, e selecionar as aptas. Deve saber lidar com os transgressores, aplicando-lhes o cumprimento da lei. E essa lei deve ser severa, porém justa. Os criminosos devem temer e pensar várias vezes antes de cometer um crime, cientes da punição certa. Deve esmagar o poder paralelo, tratando seus membros como inimigos do Estado, aplicando-lhes as Leis Marciais, fazendo-os servir de exemplo para quem mais se atrever. Deve ter uma força corretiva eficiente e temível, e uma força defensiva totalmente capaz e auto-suficiente.

Uma doutrina política ordeira deve saber reconhecer o papel de cada um na sociedade, mas também deve ensinar a cada um na sociedade onde é o seu lugar. Deve saber reconhecer e estimular talentos, destituir os inúteis de suas ferramentas, para que sejam dadas aos mais úteis e, principalmente: Saber “botar ordem na casa”. Nesta enorme casa chamada Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário