quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A futilidade dos extremos

Desde que eu idealizei o projeto do Movimento Laranja, eu tento organizá-lo de forma que ele tenha princípios adequados ao Brasil e ao povo Brasileiro. Claro, sempre há uma maneira "mais fácil", que é de aderir a um movimento extremista, seja de esquerda ou de direita.

Já vou avisando, o Movimento Laranja não é de esquerda, tampouco de direita. Porque nem uma nem outra possuem a panacéia para curar o Brasil (E porventura o Mundo) dos males que o afligem. Todos sabem o que acontece quando quem tem o controle de uma nação é a extrema-esquerda ou a extrema-direita.

O pessoal da extrema-esquerda idolatra os ícones soviéticos como Lênin, Stálin, Mao-Tsé-Tung, Fidel Castro (E uns mais recentes, como Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad {Embora eu não saiba se este é MESMO de esquerda}), esquecendo de verdadeiros monstros como Robert Mugabe, Pol Pot e mesmo Stálin e Mao, que proporcionaram verdadeiros massacres, carnificinas e holocaustos que corariam os judeus de vergonha por AINDA estarem relembrando o deles próprios. Eles odeiam o famigerado "Sistema" (Que, até hoje, ninguém me explicou o que é), se levantam contra as religiões, o modo capitalista, odeiam os ricos de qualquer estirpe, consideram Nietsche o melhor pensador da atualidade, preferem a cor vermelha, et cetera. E claro, todas as mazelas do mundo, para eles, é culpa do Sistema.

O pessoal da extrema-direita, por sua vez, já começa errando ao considerar a Ditadura Militar do Brasil uma época próspera sob TODOS os aspectos. Só porque eles torturavam e matavam supostos comunistas. Com certeza eles não se lembram de regimes ditatoriais implantados em outras partes do mundo com anuência dos EUA (Pinochet, Saddam Hussein,  lembram?) e que o Brasil era marionete dos EUA até a implantação do Real. Demonizam o governo atual, só porque é do PT, sendo que se esquecem que FHC quase vendeu a Petrobras para a Chevron ("PetroBrax", lembram?), e dão à religião (Católica, quase sempre) a mesma importância que era dada na Idade Média (que quando uma criança morria por causa da Peste Negra, a culpa era da velha que mexia com ervas, porque ela era uma bruxa). E claro, todas as mazelas do mundo, para eles, é culpa dos Comunistas. Ah, sim, eles gostam de fardas e roupas pretas. Se forem fardas pretas, melhor.

Ambos estão em parte certos e errados. Mas, por enxergarem o mundo de um ponto de vista maniqueísta e GeorgeBushiano, segundo o qual "Se você não está conosco, está contra nós", eles não reconhecem os erros de suas doutrinas e os acertos das doutrinas que eles demonizam. Um extremo-direitista, por exemplo, NUNCA vai reconhecer os acertos do Lula enquanto presidente, assim como um extremo-esquerdista NUNCA reconhecerá os erros do Lula enquanto presidente, só pra ilustrar. E, por seguirem fielmente sua doutrina, eles preferirão guerrear contra compatriotas que pensam diferente deles do que analisar e pensar em uma forma de conciliar e juntar esforços para fazer este País ir para a frente.

E, ainda mais, por serem extremistas, jamais cogitarão conversar com o "outro lado": Um saudosista do Regime Militar (mesmo que nunca o tenha vivenciado) nunca vai conversar com um comunista, e vice-versa, a menos que seja para proferir ultimatos, ofensas e ameaças.Andei lendo algumas e-coisas de ambos os lados e, se por um lado, as ideias são válidas, por outro, há coisas que ambos os lados pregam que chegam ao limite do aceitável para qualquer ser humano.

Por isso, resolvi afastar o meu movimento de qualquer tendência política, a menos que um dia, eu funde um partido próprio. Não vou para a esquerda nem para a direita. Eu vou para a FRENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário