quinta-feira, 19 de maio de 2011

Respeito - Como obter da forma correta

O respeito é um dos valores mais nobres da Sociedade Humana. Uma pessoa respeitada sempre é ajudada em caso de dificuldades, sempre terá aliados fiéis do seu lado, e terá todos seus caminhos abertos. Porque o respeito vale mais do que ouro, embora não seja comercializável, por não ser algo material.

Respeito é uma coisa que todos querem, mas ninguém quer ser obrigado a fazer. O verdadeiro respeito vem de forma espontânea, e não imposto.

O respeito imposto por fatores como medo, status social, influência e semelhantes é frágil, e se perde no momento em que a pessoa percebe que o "respeitado" nada tem de bom a oferecer (Ao contrário, exige), e nesse momento, não passa a ser mais respeitado. Passa a ser alvo de chacotas, piadas, ameaças ou mesmo (No caso dos que impõem respeito pelo medo) atentados.

A melhor forma de se obter respeito é pelo exemplo. Você tem que fazer por merecer respeito, e há muito a se fazer. Uma pessoa que respeita outras pessoas espontaneamente, por exemplo os mais velhos, os professores, os policiais, as crianças, os empregados, etc, acaba sendo notado e acaba sendo considerado uma pessoa a ser respeitada também.

Pois, se você planta coisas boas, você colhe coisas boas.

Não vou citar nomes de pessoas que eu considero que são super respeitadas, pois a minha opinião pode não ser a mesma opinião de outras pessoas, mas pessoas comuns e mesmo pessoas famosas, dependendo do seu papel na sociedade, adquirem respeito espontaneamente, porque respeitam os outros.

Agora, se uma pessoa é obrigada a respeitar outra porque essa outra pessoa é perigosa e pode fazer mal a ela, esse "respeito" na verdade é uma máscara para o ódio e o desprezo. E, quando surgir a primeira oportunidade, essa pessoa que "respeita" pelo medo, fará qualquer coisa para derrubar esse ser perigoso, para não ser mais obrigado a respeitá-lo. O mesmo pode ser dito sobre aqueles que adquirem "respeito" usando seu status social e/ou seu poder aquisitivo, sua influência ou seus contatos influentes. As pessoas que "respeitam" um ser assim, esperam pela primeira oportunidade para puxar seu tapete.

Portanto, se você quer ser respeitado, você tem que dar o exemplo, respeitando os outros. Também se adquire respeito mostrando civilidade, retidão, honra, lealdade, simpatia e disposição para ajudar. Lembre-se, caráter, dignidade e principalmente, respeito, não se compra, se constrói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário