quinta-feira, 26 de maio de 2011

De onde veio a expressão "Lei de Gerson"?

A "doutrina" de se querer levar vantagem em tudo, que norteou o pensamento político (e o corporativo) no Brasil, levando-o à essa situação lamentável na qual os eleitores não confiam nas pessoas que eles mesmos votam, surgiu a partir de um inocente comercial de cigarros da década de 70:



Gerson era o meia armador do time campeão da Copa do Mundo de 70, o "cérebro" do time. A propaganda dos cigarros Vila Rica deu infâmia ao jogador, que se arrependeu de ter feito o comercial.

Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. (Wikipédia)


"Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também." (Gérson)

Essa frase foi interpretada de forma maliciosa: "Houve um erro de interpretação. O pessoal começou a entender essa frase como ser malandro. Nos anos 80, começaram a surgir sujeiras, escândalos, e as pessoas começaram a usar a Lei de Gérson", segundo o diretor do comercial de 1976,José Monserrat Filho.

Eis o poder da mídia de massa, no caso, a TV. A mesma TV, que poderia muito bem ter sido usada para mostrar valores mais elevados, moldando os brasileiros para formar uma sociedade digna de primeiro mundo, transformou o Brasil num antro de malandros usando apenas uma propaganda de cigarros, um jogador de futebol e uma frase de efeito em apenas 30 segundos.

A pergunta é: Como fazer para reverter esse quadro para que, pelo menos, a próxima geração não seja tão problemática, ou quem sabe, seja convertida para valores melhores? Gostaria, sinceramente, de receber comentários com sugestões.

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