domingo, 27 de março de 2011

Japão: Um exemplo a ser seguido

O Japão é uma nação formidável.

Suas tradições, que primam pela memória dos antepassados, a honra e a disciplina, fizeram com que o país passasse pelas maiores desgraças do mundo e sempre se reerguesse, como uma Fênix.

O arquipélago Japonês é dividido entre quatro placas tectônicas, havendo cerca de um tremor por dia. Uns mais fracos, outros mais fortes.

Depois da rendição da Alemanha, ainda foi atraiçoado com duas bombas atômicas, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Mas, tragédias e doenças causadas pela radiação à parte, o Japão se reergueu e tornou-se nos anos 80 o país que chegou a ser a segunda economia do mundo, só perdendo para a China este ano.

E aí, veio a tsunami de Sendai, seguindo um terremoto sem precedentes desde que começaram as medições sísmicas por lá. O Japão viu explodir uma de suas usinas nucleares, e a radiação espalhada só é comparável à de Hiroshima e Nagasaki, quando atingidas pelas bombas. A água é escassa, o perigo de radiação está limitando a comida, o povo está novamente arrasado.

Mas não se enganem. O Japão vai se reerguer novamente. E vai se tornar ainda mais grandioso. Porque seu povo é voluntaruioso, honrado, trabalhador. Não é acomodado, vira-lata, vitimista. Poucos povos foram assim, e é estranho como tais povos, como o japonês, não são referência para os governos do mundo. Imagino se o povo norte-americano tivesse as qualidades do povo japonês, qualidades que qualquer pessoa pode ter. Nossa, já teria uma base em Marte e outra na Lua!

Os chineses aprenderam a lição, e seu governo está estimulando seus estudantes a tirarem sempre notas altas. Por isso, eles passaram à frente dos japoneses. Claro, ter mais recursos e a não-influência direta dos americanos ajudaram e muito no processo.

O Brasil tem a maior colônia japonesa fora do Japão. Por que ninguém se presta a ver os "nossos" japoneses como um exemplo e se basear no que eles fazem, pensam e acreditam para imitá-los e assim, podermos depurar-nos de tudo o que é inútil e danoso ao nosso povo?

Mas não!... Brasileiro quando vai falar de japonês, a primeira coisa que vem à mente é a piada quanto às medidas genitais modestas, comuns aos orientais.

Japonês, quando faz algo errado e é descoberto, se envergonha profundamente, pede desculpas, alguns até se suicidam por causa da desonra. Brasileiro faz o quê? Dá uma risada sacana, fala "foi mal", e continua a fazer as coisas erradas.

Se houvesse um terremoto no Brasil, como teve no Japão, o país inteiro estaria perdido, porque o brasileiro médio não gosta de trabalhar, quer toda a ajuda pra si e, se acha algo errado, põe a culpa nos outros.

O Movimento Laranja preza para que os brasileiros tenham um padrão disciplinar mais apurado e realmente atuante. "Lei de Gérson", "Jeitinho Brasileiro" e "malandragem" não terão lugar entre os Laranjas. Disciplina não tem a ver com genética, mas sim, com educação recebida. Não haverá desculpas.

Afinal, o lema da Bandeira do Brasil é "ORDEM E PROGRESSO". Então, vamos ter Ordem, para alcançarmos o Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário